Ansiedade
Hoje em dia sentimos ansiedade, é natural. A ansiedade é uma resposta automática a um estímulo que é interpretado pela mente como ameaçador. No entanto, por vezes, sentir ansiedade é saudável porque nos deixa mais alerta e atentos.A ansiedade é um sentimento desagradável que todos nós já experienciamos, ficamos apreensivos, receamos o pior e sofremos por antecipação.
Isto, gera um conjunto de sintomas, que causam angústia e diminuem o padrão de funcionamento da pessoa. Sofremos por antecipação quando enfrentamos o novo, o desconhecido, há a manifestação de uma preocupação, um estado de tensão. Este estado de ansiedade é, muitas vezes, acompanhado por um conjunto de respostas fisiológicas, nomeadamente taquicardia, respiração irregular, suores, tonturas, tensão muscular e sensação de nó no estômago.Deste modo, quando a pessoa centra a atenção na origem do perigo, o pensamento está concentrado no perigo e a pessoa está preparada para reagir a qualquer momento à situação perigosa.
Assim, quanto maior for a atenção da pessoa aos seus sintomas, mais intensamente vai senti-los e mais preocupada vai ficar e, consequentemente, o estado de ansiedade aumenta.
Contudo, quando a ansiedade bloqueia o nosso corpo, não nos deixa reagir, impede de avançar, condiciona o nosso quotidiano, é intensa e frequente e interfere com o bem-estar psicológico é sinal que podemos estar perante um problema de saúde psicológica, um estado de ansiedade preocupante e, nestes casos, devemos procurar um acompanhamento terapêutico.
Dra. Liliana da Silva Marreiro, Cédula Profissional nr. 21174